Reabilitação e Ampliação da Escola EB Joaquim de Almeida

Ver marca usada neste projeto
Uma escola primária do "Plano Centenário" no centro da cidade do Montijo foi ampliada para integrar uma nova sala de professores e áreas de apoio ao refeitório.



  • Localização
    Montijo
  • Projeto
    Falanstério atelier de arquitectura
  • Fotografia
    Tiago Casanova
  • Ano
    2020
  • Transformador
    Horta & Veríssimo

O espaço

O novo pavilhão, de volumetria mais baixa,  reveste-se de uma pele com "motivo” triangular tão caro ao "Plano Centenário” com propósito de ensombramento e ventilação da fachada envidraçada, distinguindo-se claramente das pré-existências mas numa escala cuidada, com preocupação de gerar espaços exteriores e interiores passíveis de serem vividos pela população escolar e com um sentido estético que apesar de ser marcadamente contemporâneo dá continuidade e reforça a coerência do edificado existente.

O perímetro

Este elemento de ensombramento é caracterizado por planos em Hi-Macs com triângulos recortados à cor branca, cujo padrão é inspirado nas grelhas triangulares que se podem observar no edifício do refeitório e no outro edifício que pertence ao "Plano do Centenário". Este padrão reveste-se de particular importância pois é através dele que se consegue estabelecer uma relação entre o existente e o proposto. A reinterpretação do padrão triangular observado na escola serviu de mote gerador desta pele, tornando-a no elemento mais marcante de toda a proposta. A maior ou menor densidade de abertura dos vazios da pele está intrinsecamente ligada com a exposição solar e os níveis de privacidade que se quer no interior. 

Marca usada

Fundado em Seul, na Coreia, em 1947, o Grupo LG cresceu e tornou-se líder no setor de produtos químicos, telecomunicações e serviços. A LG produz uma variedade de produtos indispensáveis à vida das pessoas e desenvolvidos com a maior preocupação com o meio ambiente.

A LG Hausys, empresa do Grupo LG, criou a HI-MACS®, material composto por 60% de bauxite (mineral natural) e 40 % de resinas acrílicas com pigmentos que, misturados por processo de cura térmica a 160ºC, resulta num painel sólido de pedra acrílica, não poroso, termomoldável e resistente ao fogo. 



Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi