Moradia da Torrinha

Ver marcas usadas neste projeto
O edifício correspondente ao nº 227-229, original do séc. XIX, foi considerado Imóvel de interesse Patrimonial por ter tido uma intervenção do arquiteto Viana de Lima (fachada e ampliação na traseira) na década de 30.

O projeto tentou dotar o conjunto dos requisitos indispensáveis à sua utilização, nomeadamente a facilidade de acessos, o estacionamento privativo interior (em cave) e uma nova organização espacial racional e confortável.
  • Localização
    Porto
  • Projeto
    Paulo Frutuoso e Miguel Machado Arquitectos
  • Fotografia
    Tiago Casanova
  • Ano
    2017
  • Construtor
    Bessa Coelho, Sociedade de Construções, S.A.

O espaço

Dado o estado de avançada degradação dos dois prédios e pela limitada capacidade de adaptação demonstrada pelos elementos estruturais, todo o interior será reformado. Desta forma, ficarão asseguradas todas as necessidades técnicas e de segurança na construção em cada uma das frações previstas. O programa agora proposto não altera a função principal dos edifícios existentes – habitação com comércio no rés-do-chão.
Assim, propõe-se a criação de 1 fração com 3 pisos, que ocupa todo o alçado tardoz (Sul) e que terá portanto acesso exclusivo ao logradouro, e quatro apartamentos com tipologias T0 e um T1 que ocupam toda a frente de rua (Norte) e com um núcleo independente de comunicações verticais. As caves, para estacionamento, serão de usufruto partilhado. 
O projeto segue a cércea e a profundidade dos edifícios vizinhos ao incorporar diversos alinhamentos. A fachada principal procura não só recuperar na íntegra o alçado do edifício do arquiteto Viana de Lima, como incorporar na própria ampliação elementos tipológicos do edifício, de forma a estabelecer um diálogo subtil entre os dois tempos/prédios de construção.

O perímetro

Na fachada da rua do referido edifício, serão redesenhados os vãos (que entretanto tinham sido alterados - Licença n.º 580/1961; Licença n.º 679/1963 e Licença n.º 146/1973) e as caixilharias serão em madeira pintadas com tinta de esmalte, tomando como referências para o seu desenho e pormenorização o projeto da Licença n.º 270/1939, a fotografia de 1961 que consta na Licença n.º 580/1961 e os elementos existentes no segundo andar, recuado. Do mesmo modo, serão respeitados os desenhos formados por pequenos ressaltos no reboco e que contribuem para acentuar os jogos volumétricos da linguagem adotada por Viana de Lima. No sentido de manter a leitura dos diferentes prédios e a individualidade do M104, serão ainda analisadas as camadas de pintura dos paramentos deste edifício procurando identificar o esquema cromático adotado em 1939, para o repor tanto quanto possível. Dentro da mesma lógica, o edifício vizinho terá um revestimento diferente do M104 (azulejo biselado azul). O piso recuado terá o acabamento em chapa de cor cinzenta escura de forma a integrar todo o conjunto (como já foi referido).
De forma diferente, a fachada de tardoz, resulta da intersecção de dois volumes resultantes dos dois alinhamentos (o alinhamento dominante e o avanço na construção existente).
A proposta aponta portanto para um desenho mais limpo e claro do polígono de implantação, minimizando a dimensão das reentrâncias e conferindo um desenho mais adaptado às diferenças topográficas de altimetria entre patamares e logradouros contíguos. Na área de logradouro e ao nível do rés-do-chão prevê-se uma edificação que não vai para além dos 20% da área de logradouro livre. No primeiro piso é respeitado o afastamento existente a poente e nascente e os restantes pisos superiores respeitam o alinhamento dominante.
Prevê-se também a edificação de um anexo com cerca de 50 m² cujo polígono de implantação coincide com os anexos que actualmente existem no logradouro.

Marcas usadas

A Accoya é uma marca de madeira sólida originária de florestas de rápido crescimento geridas de forma responsável, com toxicidade zero e que oferece uma estabilidade e durabilidade dimensionais que excedem até mesmo as melhores madeiras duras tropicais. É uma madeira de alta tecnologia, que é líder mundial.

A madeira Accoya é sujeita a um tratamento de acetilação que modifica as propriedades da madeira. Esta modificação da madeira confere-lhe, para além da estabilidade dimensional, uma maior durabilidade. Para além destas vantagens a madeira Accoya também tem certificação florestal.

Testada e comprovada
A madeira Accoya foi testada ao longo de períodos prolongados em todo o tipo de condições atmosféricas – acima do solo, sob o solo e até mesmo imersa em água – e demonstrou suportar ambientes exteriores mais inóspitos.

A excecional durabilidade e estabilidade dimensional significa que esta madeira requer menos manutenção, porque as tintas e óleos ficam onde devem ficar: sobre a madeira. De facto, os resultados de testes realizados com a madeira Accoya e madeira não modificada provam constantemente que os revestimentos duram até 3 vezes mais na madeira Accoya.


Ver todos produtos desta marca

A Lunawood é uma empresa pioneira e inovadora na modificação térmica da madeira e tornou-se líder de mercado de Thermowood. 

A madeira modificada Thermowood é obtida por tratamento térmico, com recurso à ação do calor e humidade sem adição de produtos químicos - 100% ecológica. O processo Thermowood respeita as propriedades naturais da madeira. O processo de produção patenteado baseia-se na modificação térmica gradual da madeira, em que as propriedades químicas e físicas da madeira sofrem alterações permanentes. 




Ver todos produtos desta marca

A Parador é uma marca de pavimentos alemã de alta resistência e qualidade. A marca está presente em mais de 65 países e os seus produtos variam entre os pavimentos laminados, multicamadas e vinílicos. Os pavimentos da Parador têm características únicas que os tornam um produto de eleição e são reconhecidos pelos seus elevados padrões de qualidade.

A equipa de design da Parador inspira-se nas tendências atuais em arte, design, arquitetura e estilo de vida no desenvolvimento das suas coleções.


Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi