Localização: Porto
No projeto Villã, a madeira tratada Lunawood assume um papel central na reconstrução da identidade rural. Em diálogo com o granito e a paisagem envolvente, a intervenção conjuga conforto contemporâneo com o respeito pela memória do lugar.


O espaço
Localizado em Paredes, o projeto Villã consistiu na reconstrução e ampliação de um conjunto de edifícios rurais, com o objetivo de os transformar numa unidade de turismo no espaço rural. A proximidade com a Capela da Quintã, integrada na Rota do Românico, influenciou a abordagem arquitetónica, que procurou respeitar a identidade do lugar. O programa distribui-se por vários volumes e inclui 17 unidades de alojamento, restaurante, winebar, spa com piscina interior, piscina exterior, ginásio e áreas de estar. A disposição dos espaços valoriza a integração na paisagem e promove uma relação equilibrada entre a nova construção e a memória rural existente.Os materiais
Destaca-se a madeira termo modificada Lunawood, escolhida pela durabilidade, sustentabilidade e capacidade de estabelecer um diálogo visual com antigas construções de apoio agrícola. A madeira Lunawood, aplicada nos volumes novos, cria uma continuidade estética com o granito pré-existente e com os remates em zinco, resultando numa composição harmoniosa que respeita o lugar e atualiza a sua linguagem.




Marcas utilizadas

Lunawood
Fabricada na Finlândia a partir de florestas nórdicas certificadas e renováveis, a madeira modificada Lunawood é obtida através de um tratamento térmico patenteado que utiliza apenas métodos naturais, com recurso à ação do calor e humidade.