Localização: Lisboa
Projeto: Carrilho da Graça Arquitectos
Fotografia: Tiago Casanova
Ano: 2018
 
De frente para o rio Tejo e para a colina de Alfama, a proposta do gabinete de arquitetura Carrilho da Graça apresenta um edifício concebido como um volume simples, respondendo ao desejo de libertar a área circundante para o público em geral.

O espaço

O edifício é assumido em direção ao parque e à cidade como um pavilhão, um sistema de transbordamento. Apresenta-se como um volume flutuante, que, ao ser interrompido, cria zonas de tensão e inflexões, sugerindo pontos de entrada e saída para o edifício. Um caminho/passeio circunda o edifício, permitindo uma descoberta gradual do ambiente ao percorrer as diferentes fachadas. Esse caminho culmina no teto que assume as características de um palco, estabelecendo uma ligação sem obstáculos com o rio e a cidade, assemelhando-se a uma praça.

Os materiais

Neste projeto, a escolha recaiu na pedra acrílica Hi-Macs para os rodapés, proporcionando uma solução elegante e duradoura. Este material destaca-se pela sua elevada resistência a riscos, manchas e impactos, garantindo uma solução de longa duração, ideal para áreas de grande tráfego. A utilização da pedra acrílica Hi-Macs nos rodapés não só contribui para a estética, mas também para a funcionalidade e durabilidade do ambiente construído.

Marcas utilizadas