Localização: Manique, Cascais
O desafio: projetar e construir uma receção e estúdio para a empresa - Diagonal Proporcional. Com este objetivo em mente, optaram por trabalhar com uma diagonal proporcional como conceito inicial. O ângulo de 90º como o pináculo do projeto. Decidiram abordar o projeto como uma escultura e objeto, e após diversos estudos, alcançaram a forma geométrica final.
O espaço
Dado que o espaço serve como receção e estúdio, os arquitetos optaram por uma abordagem minimalista, caracterizada pela simplicidade e pela atenção aos detalhes. Esta escolha permite mais liberdade na decoração e torna o espaço o mais versátil possível para ir de encontro às necessidades e preferências dos utilizadores.Os materiais
O material escolhido precisava de ser resistente, uma vez que estaria exposto ao sol e ao clima quente durante o verão, exigindo um bom isolamento e ausência de aberturas para o lado sul. Assim, optou-se por painéis de madeira cimento Viroc com verniz fosco para o piso, enquanto as paredes foram revestidas com contraplacado de choupo da marca Garnica para conferir uma aparência de madeira."Fomos desafiados a projetar e construir uma receção e estúdio para a Diagonal Proporcional. Com isso em mente, optamos por trabalhar com uma diagonal proporcional como conceito inicial. Após muitos estudos, atingimos a forma geométrica final."
Madeiguincho
Marca utilizada
Garnica
A Garnica é uma empresa espanhola especializada na produção de contraplacados de madeira de alta qualidade. Fundada em 1941, tornou-se uma das principais referências no setor de contraplacados.
Viroc
O Viroc é um painel compósito constituído por uma mistura de partículas de madeira e cimento. Combina a flexibilidade da madeira com a resistência e durabilidade do cimento, permitindo uma vasta gama de aplicações tanto no interior como no exterior.