Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Peneda

Ver marca usada neste projeto
Contextualização
A aspereza da paisagem repleta de penedia funde-se com o conjunto arquitetónico granítico que domina o cenário da Peneda. É neste contexto de forte domínio espiritual e cultural, numa perfeita simbiose entre a construção humana e a paisagem, que se enquadra a Porta Santa no Santuário da Peneda.

  • Localização
    Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Peneda
  • Projeto
    Lantana Lda.
  • Carpintaria
    Norestauro - Rui Araújo
  • Fotografia
    Banema
  • Ano
    2020

O espaço

a conceção
Integralmente em madeira maciça, a robustez, que se pretende presente pelo grande simbolismo do elemento, é visível nas várias camadas e relevos em madeira que foram esculpidos pela mão humana. 
A madeira é exposta em estado bruto, sem acabamento final, como processo contínuo de ligação entre o que foi o trabalho humano e o que será o trabalho e processo natural de oxidação da madeira, provocado pelo contexto envolvente. Apenas o manto de Maria é tonalizado à cor verde.
Da escultura surgem traços e volumes que expressam a imagem de Maria que, com o seu manto, acolhe e reflete o peregrino e todos os que a visitam. Também a paisagem é aqui refletida e visível mediante o posicionamento e aproximação à Porta.
Lantana Lda.

Documentos para download

O perímetro

o simbolismo 

Da escultura surgem traços e volumes que expressam a imagem de Maria que, com o seu manto, acolhe e reflete o peregrino e todos os que a visitam. Também a paisagem é aqui refletida e visível mediante o posicionamento e aproximação à Porta. O verde do manto é esperança, natureza que aqui tudo preenche. 
Maria como Mãe acolhe-nos e envia-nos para o seu filho Jesus, aqui representado pela cruz preenchida/envolvida de perfeição/divindade representado pelas linhas circulares.

Marca usada

A Accoya é uma marca de madeira sólida originária de florestas de rápido crescimento geridas de forma responsável, com toxicidade zero e que oferece uma estabilidade e durabilidade dimensionais que excedem até mesmo as melhores madeiras duras tropicais. É uma madeira de alta tecnologia, que é líder mundial.

A madeira Accoya é sujeita a um tratamento de acetilação que modifica as propriedades da madeira. Esta modificação da madeira confere-lhe, para além da estabilidade dimensional, uma maior durabilidade. Para além destas vantagens a madeira Accoya também tem certificação florestal.

Testada e comprovada
A madeira Accoya foi testada ao longo de períodos prolongados em todo o tipo de condições atmosféricas – acima do solo, sob o solo e até mesmo imersa em água – e demonstrou suportar ambientes exteriores mais inóspitos.

A excecional durabilidade e estabilidade dimensional significa que esta madeira requer menos manutenção, porque as tintas e óleos ficam onde devem ficar: sobre a madeira. De facto, os resultados de testes realizados com a madeira Accoya e madeira não modificada provam constantemente que os revestimentos duram até 3 vezes mais na madeira Accoya.


Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi