Polis de Coimbra

Ver marca usada neste projeto
O curso do Rio Mondego, na Cidade de Coimbra, só foi dominado muito recentemente. As cheias sazonais preservaram uma planície urbana com mais de cem hectares. O Parque Verde do Mondego vai poder ocupar as duas margens do rio. Uma fonte indica a entrada na alameda do Parque que prolonga o jardim romântico, agora muito perto do plano de água.
  • Localização
    Zona do Clube Náutico, Coimbra
  • Promotor
    Câmara Municipal de Coimbra
  • Projeto
    Arq.º Camilo Cortesão
  • Carpintaria
    A.M.S. & Sousa - Carpintaria, Lda
  • Ano
    2007

O espaço

A Ponte Pedro e Inês (Cecil Balmond, Adão da Fonseca) unifica um percurso de bicicletas que, em cada uma das margens, atravessa o Parque na diagonal. O Pavilhão Centro de Portugal, (Álvaro Siza, Souto Moura, Cecil Balmond) implanta-se à margem deste percurso, pontuado por ateliers.
Na margem direita constroem-se bares e restaurantes, com esplanadas sobre o rio e, na margem esquerda, um recinto para grandes espectáculos e instalações para os desportos náuticos, apoiadas num canal artificial.

O perímetro

Os percursos, as construções, a ponte e o mobiliário urbano são construídos com um catálogo reduzido de materiais: o saibro, o betão vermelho, o xisto e o calcário, o aço, a madeira e o vidro.

Marca usada

A Lunawood é uma empresa pioneira e inovadora na modificação térmica da madeira e tornou-se líder de mercado de Thermowood. 

A madeira modificada Thermowood é obtida por tratamento térmico, com recurso à ação do calor e humidade sem adição de produtos químicos - 100% ecológica. O processo  respeita as propriedades naturais da madeira e baseia-se na modificação térmica gradual, em que as propriedades químicas e físicas da madeira sofrem alterações permanentes. 




Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi