Localização: Zona do Clube Náutico, Coimbra
Promotor: Câmara Municipal de Coimbra
Projeto: Arq.º Camilo Cortesão
Carpintaria: A.M.S. & Sousa - Carpintaria, Lda
Ano: 2007
 
O curso do Rio Mondego, na Cidade de Coimbra, só foi dominado muito recentemente. As cheias sazonais preservaram uma planície urbana com mais de cem hectares. O Parque Verde do Mondego vai poder ocupar as duas margens do rio. Uma fonte indica a entrada na alameda do Parque que prolonga o jardim romântico, agora muito perto do plano de água.acirc;ntico, agora muito perto do plano de água.

O espaço

A Ponte Pedro e Inês (Cecil Balmond, Adão da Fonseca) unifica um percurso de bicicletas que, em cada uma das margens, atravessa o Parque na diagonal. O Pavilhão Centro de Portugal, (Álvaro Siza, Souto Moura, Cecil Balmond) implanta-se à margem deste percurso, pontuado por ateliers. Na margem direita constroem-se bares e restaurantes, com esplanadas sobre o rio e, na margem esquerda, um recinto para grandes espetáculos e instalações para os desportos náuticos, apoiadas num canal artificial.

Os materiais

Os percursos, as construções, a ponte e o mobiliário urbano foram meticulosamente concebidos com um catálogo cuidadosamente selecionado de materiais, onde se destaca a utilização da madeira Lunawood. Esta escolha específica não só proporciona um aspeto natural, como também contribui para os princípios de sustentabilidade que orientam todo o projeto. Reconhecida pela sua durabilidade e resistência excecionais, a madeira Lunawood é proveniente de fontes responsáveis, alinhando-se perfeitamente com visão de construção consciente e de baixo impacto ambiental.

Marca utilizada