Localização: Quinta da Ventosa, Vouzela
Projeto:  Álvaro Pereira Arquiteto
Fotografia: Álvaro Pereira
Ano: 2020

O desenho da piscina nasce da necessidade de consolidar o grande talude e o acidentado terreno que confina a Nascente com o limite da propriedade. Assim surge a ideia da piscina agarrada ao muro de contenção, criando um plano de água infinito.

O espaço

Num local onde predomina a pedra quer da casa existente tipicamente beirã, quer dos afloramentos rochosos, a piscina e a sua zona envolvente fazem o contraponto com o desenho acidentado do terreno, criando uma plataforma bem definida, trazendo alguma ordem à arbitrariedade dos materiais naturais e das construções ali existentes. A uma cota alta, a piscina abre-se completamente sobre a paisagem circundante, parecendo levitar sobre o monte da Senhora do Castelo. Existe sempre uma forte relação com a natureza, quer num plano profundo, com o monte, quer num plano mais próximo, com os arranjos exteriores da habitação, as oliveiras existentes e a nova magnólia grandiflora, colocada estrategicamente no plano de água, criam as sombras tão necessárias a permanência, associada a um pequeno banco ou mesa de apoio no interior da piscina ou no muro da casa de máquinas da piscina, que também ele serve de espaço de estar ao sol.

Os materiais

A poética do desenho encontra-se nos detalhes, na forma curva da piscina que abraça a magnólia plantada no interior do plano de água, e no desenho do deck que faz, de uma forma muito subtil e elegante, a transição entre a piscina e a envolvente pétrea. Além disso, marca as zonas de permanência e de apoio à piscina, através de duas zonas de estar distintas e a cotas diferenciadas. Neste projeto foi utilizado o deck N-Durance da Moso e o sistema de fixação Grad.

Marcas utilizadas