Pavilhão Microsoft no Parque das Nações

Ver marca usada neste projeto
"O edifício, localizado no Parque das Nações, junto ao Oceanário e ao Teatro Camões, onde durante a EXPO’98 esteve o Pavilhão da Realidade Virtual, foi concebido com três partes distintas. A base, o desenvolvimento e o remate." 
  • Localização
    Parque das Nações, Lisboa
  • Projeto
    Focus Group - Arq.º Nuno Malheiro da Silva
  • Ano
    2012
  • Construtora
    Hagen, S.A.

O espaço

"A base tem uma métrica regular, alternando entre transparente e opaco, conseguida com vidro escurecido e painéis metálicos termolacados na cor antracite. 
O desenvolvimento do edifício, nos dois pisos seguintes, define um volume maior, através de uma pele exterior que unifica o conjunto, e que reveste uma fachada "comum”. Esta pele, constituída por lâminas verticais de madeira modificada Lunawood, apoiadas numa estrutura metálica, funciona como protecção contra a radiação solar e reguladora do ambiente interior. As lâminas posicionam-se de modo a permitir simultaneamente o ensombramento, não obstruindo o contacto visual com o exterior. A posição relativa das lâminas poderá ter variações de orientação por sectores,  matizando a fachada com diferentes texturas e sombras.
O remate do edifício, feito com o piso recuado, é também revestido por uma pele unificadora e protectora, constituída por lâminas e estores de alumínio termolacados na cor antracite."
Arq.º Nuno Malheiro da Silva
Dada a diversidade de revestimentos nos edifícios envolventes, este material permite, pelo seu carácter natural e neutro, integrar-se no local (pela proximidade ao jardim) como também concede ao edifício uma imagem quente e acolhedora.
Arq.º Nuno Malheiro da Silva

O perímetro

"Por fim ,o piso recuado, é também revestido por uma pele unificadora e protectora, constituída por lâminas e estores de alumínio termolacados na cor antracite. Este último piso assume a mesma cor da chapa usada nos outros pisos, mas com uma estereotomia e textura diferentes, fazendo assim o remate do edifício.”

Marca usada

A Lunawood é uma empresa pioneira e inovadora na modificação térmica da madeira e tornou-se líder de mercado de Thermowood. 

A madeira modificada Thermowood é obtida por tratamento térmico, com recurso à ação do calor e humidade sem adição de produtos químicos - 100% ecológica. O processo  respeita as propriedades naturais da madeira e baseia-se na modificação térmica gradual, em que as propriedades químicas e físicas da madeira sofrem alterações permanentes. 




Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi