Localização: Parque das Nações, Lisboa
Projeto: Focus Group - Arq.º Nuno Malheiro da Silva
Construtora:Hagen, S.A.
Ano: 2012
 
O pavilhão da Microsoft, localizado no Parque das Nações, junto ao Oceanário e ao Teatro Camões, onde durante a EXPO’98 esteve o Pavilhão da Realidade Virtual, foi concebido com três partes distintas. A base, o desenvolvimento e o remate.

O espaço

A estrutura do edifício combina elementos transparentes e opacos, utilizando vidro escurecido e painéis metálicos termolacados em tons de antracite para criar uma métrica regular na base. Nos pisos superiores, uma pele exterior reveste uma fachada “comum”, composta por lâminas verticais de madeira modificada Lunawood, apoiadas numa estrutura metálica. Esta pele atua como proteção solar e regula o ambiente interior, permitindo o sombreamento sem bloquear a vista para o exterior. A orientação das lâminas varia, criando diferentes texturas e sombras na fachada. O remate do edifício, com um piso recuado, também é revestido por uma pele protetora de alumínio termolacado em antracite.

O perímetro

A escolha da madeira modificada Lunawood para revestir a fachada deste edifício foi influenciada pela sua capacidade única de se integrar perfeitamente no ambiente circundante. Dada a diversidade de revestimentos presentes nos edifícios adjacentes, a Lunawood destaca-se pelo seu carácter natural e neutro, permitindo que o edifício se harmonize com a paisagem, especialmente pela sua proximidade ao jardim. Além disso, a Lunawood confere ao edifício uma imagem calorosa e acolhedora, adicionando um toque de elegância e sofisticação ao mesmo tempo.

"Dada a diversidade de revestimentos nos edifícios envolventes, a madeira Lunawood permite, pelo seu carácter natural e neutro, integrar-se no local (pela proximidade ao jardim) como também concede ao edifício uma imagem quente e acolhedora."

Arq.º Nuno Malheiro da Silva



 

 

Marca utilizada