Localização: Matosinhos, Porto
Projeto: A. Burmester Arquitectos Associados
Carpintaria: Carpintaria Parente
Fotografia: Tiago Casanova
Ano: 2019
 
Pavilhão construído originalmente para a Expo 98 e transposto para o Parque da Cidade do Porto em 2012. O edifício projeta-se sobre o espaço criando a ilusão de se encontrar suspenso no ar, desafiando a perceção da gravidade.

O espaço

O pavilhão tem dois níveis, estando o espaço expositivo localizado no segundo. O espaço foi pensado para funcionar na sua verdadeira grandeza, favorecendo a flexibilidade na ocupação das diferentes experiências, concebidas com diferentes tamanhos. Ao mesmo tempo procurou-se controlar a luz natural e manter uma relação ubíqua com o espaço exterior, através da rotação das chapas de aço galvanizado que revestem a fachada, funcionado como brise-soleil. 

O perímetro

A reformulação respeitou os conceitos de um espaço arquitetural dinâmico, num jogo entre os interiores e exteriores, fazendo uma ampliação sobre a traseira e vindo a resolver, por um lado, questões de ordem funcional e, por outro, criando uma fachada no edifício que antes não existia, onde se utilizou o revestimento de madeira modificada Lunawood. O pavilhão vai agora evidenciar-se também para o exterior do Parque da Cidade, integrando a sua envolvente paisagística, criando uma interligação entre a arquitetura e a natureza circundante.

Marca utilizada