Localização: Pedrouços, Maia
Projeto: Oh!Land Studio Lda.
Promotor: Câmara Municipal da Maia
Carpintaria: Pavimentos e Construções Vitor's, Lda
Fotografia: Oh!Land Studio Lda.
Ano: 2017
 
Um ambiente harmonioso, onde as árvores e a vegetação lacustre combinam na perfeição com a madeira Accoya. Esta união proporciona ao visitante um agradável e inspirador momento de tranquilidade, fazendo-os esquecer que estão inseridos numa zona urbana, rodeada pelo intenso tráfego rodoviário.

O espaço

O projeto teve como objetivo a requalificação de uma área anteriormente desqualificada e ocupada por um acampamento cigano, apresentando uma oportunidade única de melhoria. Iniciado em 2009, o plano contemplou a expansão do Parque Urbano da Ribeira dos Amores em cerca de 1470 m², totalizando quase 2000 m² de intervenção. Delimitada a norte por um edifício existente e pela Ribeira dos Amores, a área de intervenção confronta-se com um caminho interior do parque a sul e com um lote privado destinado a futura edificação a oeste. A preservação das árvores predominantes, como choupos-negros e salgueiros, foi uma prioridade dos autores e do promotor do projeto. Além disso, a presença de uma autoestrada movimentada a leste do parque reforça o contexto desafiador da intervenção.

Os materiais

A madeira utilizada neste projeto foi a Accoya, uma escolha criteriosa que reflete uma preocupação estética, e uma procura por durabilidade e sustentabilidade. A Accoya é conhecida pela sua resistência excecional à deterioração causada pela exposição às intempéries e pela sua estabilidade dimensional, o que a torna ideal para aplicações exteriores. Além disso, a sua origem sustentável e certificação florestal contribuem para a integridade ambiental do projeto. Assim, a utilização da Accoya não só acrescenta um toque de beleza natural à arquitetura, mas também garante uma solução duradoura e responsável.

Marcas utilizadas