Moradia Unifamiliar

Ver marcas usadas neste projeto
Tendo como destino o acolhimento e constituição familiar, e considerando o local onde se insere, foi intenção do projecto a criação não só de um edifício que cumprisse o objectivo habitacional, mas a criação de todo um ambiente que integrasse a acção e vivência humana e o pleno convívio com a natureza.

  • Localização
    Penafiel, Portugal
  • Projeto
    B(A)ª Balthazar Aroso arquitectos, Lda
  • Carpintaria
    Carpintaria Parente
  • Fotografia
    Tiago Casanova
  • Ano
    2018

O espaço

O acesso à habitação é feito a partir do limite norte do terreno. Em termos de distribuição programática e funcional, foram três os princípios orientadores da proposta. O primeiro desses princípios foi a orientação solar, que condicionou a localização das áreas de serviço a Norte para permitir uma melhor exposição dos compartimentos habitáveis voltando-os para Sul. A Sul localiza-se também a paisagem visual que se pretendeu privilegiar, sendo essa a segunda condição orientadora da organização dos espaços e da localização dos vãos. O terceiro princípio organizador da proposta foi a separação das áreas íntimas da área social.

O edifício organiza-se então em dois volumes que se diferenciam pela inclinação e altimetria da cobertura, conectados entre si, cujo volume mais baixo, voltado para Norte, é desmaterializado para permitir o abrigo automóvel e o abrigo de entrada na habitação. 
B(A)ª Balthazar Aroso arquitectos, Lda
Integração em ambiente rural, ecologia, sustentabilidade e durabilidade foram factores essenciais na escolha dos materiais utilizados nesta habitação. Os perfis de madeira termotratada aconselhados pela Banema para as fachadas adequaram-se perfeitamente às necessidades do projecto, e a alta durabilidade e estabilidade dimensional da madeira tratada por acetilação foram a escolha perfeita para a caixilharia.
B(A)ª Balthazar Aroso arquitectos, Lda

O perímetro

O edifício localiza-se em zona rural, cuja parcela de terreno resulta da divisão de um terreno maior em duas partes e que, apesar de estar inserido em área urbanizável, foi desde sempre utilizado para fins agrícolas. Tendo como destino o acolhimento e constituição familiar, e considerando o local onde se insere, foi intenção do projecto a criação não só de um edifício que cumprisse o objectivo habitacional, mas a criação de todo um ambiente que integrasse a acção e vivência humana e o pleno convívio com a natureza, aproveitando não só os recursos paisagísticos como uma exposição solar que quando combinados, tornam o local tão privilegiado.

Marcas usadas

A Accoya é uma marca de madeira sólida originária de florestas de rápido crescimento geridas de forma responsável, com toxicidade zero e que oferece uma estabilidade e durabilidade dimensionais que excedem até mesmo as melhores madeiras duras tropicais. É uma madeira de alta tecnologia, que é líder mundial.

A madeira Accoya é sujeita a um tratamento de acetilação que modifica as propriedades da madeira. Esta modificação da madeira confere-lhe, para além da estabilidade dimensional, uma maior durabilidade. Para além destas vantagens a madeira Accoya também tem certificação florestal.

Testada e comprovada
A madeira Accoya foi testada ao longo de períodos prolongados em todo o tipo de condições atmosféricas – acima do solo, sob o solo e até mesmo imersa em água – e demonstrou suportar ambientes exteriores mais inóspitos.

A excecional durabilidade e estabilidade dimensional significa que esta madeira requer menos manutenção, porque as tintas e óleos ficam onde devem ficar: sobre a madeira. De facto, os resultados de testes realizados com a madeira Accoya e madeira não modificada provam constantemente que os revestimentos duram até 3 vezes mais na madeira Accoya.


Ver todos produtos desta marca

A Lunawood é uma empresa pioneira e inovadora na modificação térmica da madeira e tornou-se líder de mercado de Thermowood. 

A madeira modificada Thermowood é obtida por tratamento térmico, com recurso à ação do calor e humidade sem adição de produtos químicos - 100% ecológica. O processo Thermowood respeita as propriedades naturais da madeira. O processo de produção patenteado baseia-se na modificação térmica gradual da madeira, em que as propriedades químicas e físicas da madeira sofrem alterações permanentes. 




Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi