Localização: Porto
O edifício, datado do século XIX, adquiriu o estatuto de imóvel de interesse patrimonial, em parte devido à intervenção do arquiteto Viana de Lima na década de 30. O projeto visava modernizar as instalações, garantindo acessibilidade, estacionamento privativo e uma organização espacial mais funcional e confortável.
O espaço
O projeto visava a reformulação completa dos dois edifícios devido à sua avançada degradação e à limitada capacidade estrutural. Foram realizadas reformas interiores para garantir as necessidades técnicas e de segurança, mantendo a função principal de habitação com comércio no rés-do-chão. Propôs-se a criação de uma fração de três pisos no alçado tardoz, com acesso exclusivo ao logradouro, e quatro apartamentos na frente da rua, com tipologias T0 e T1 e comunicações verticais independentes. As caves foram partilhadas para estacionamento. A fachada principal preservou integralmente o estilo arquitetónico do edifício original de Viana de Lima, enquanto a ampliação incluiu elementos tipológicos que estabeleceram um diálogo harmonioso entre os dois períodos de construção.Os materiais
Na execução desta moradia, projetada pelos arquitetos Paulo Frutuoso e Miguel Machado, foram cuidadosamente selecionadas marcas reconhecidas para garantir qualidade e durabilidade em todos os detalhes. No pavimento, optou-se pela marca Parador, proporcionando não só elegância, mas também resistência para suportar o uso diário. Para os revestimentos de parede, a escolha recaiu sobre a Lunawood, uma opção versátil que adiciona charme e conforto ao ambiente interno, enquanto no exterior, onde a resistência às intempéries é crucial, o uso do Lunawood também se revelou ideal. Além disso, foram incorporados apontamentos em Accoya, contribuindo com a sua durabilidade e beleza para complementar o design global da moradia. Estas escolhas refletem a preocupação estética, o compromisso com a qualidade e a excelência.
Marcas utilizadas
Accoya
A madeira Accoya, produzida pela Accsys na Holanda, é uma madeira sólida originária de florestas de rápido crescimento geridas de forma responsável, com toxicidade zero e que oferece uma estabilidade e durabilidade que excedem até mesmo as melhores madeiras duras tropicais.
Lunawood
Fabricada na Finlândia a partir de florestas nórdicas certificadas e renováveis, a madeira modificada Lunawood é obtida através de um tratamento térmico patenteado que utiliza apenas métodos naturais, com recurso à ação do calor e humidade.
Parador
A Parador é uma marca alemã reconhecida pela alta resistência e qualidade dos seus pavimentos. Presente em mais de 65 países, a empresa oferece uma variedade de produtos, desde pavimentos laminados, pavimentos multicamada e vinílicos.