House NS

Ver marca usada neste projeto
"Um pedido simples: modernizar o interior da habitação. Não quero ver juntas no revestimento da escada.
Primeira pergunta: qual? Pedra? Madeira? vamos ver…
Assim, e com base nas premissas anteriores, procurou-se encontrar um elemento tectónico que de forma elementar fizesse o que foi solicitado."
  • Localização
    São Mamede Infesta
  • Projeto
    Arq. José Soares
  • Fotografia
    Tiago Casanova
  • Ano
    2019
  • Transformador
    Carlos Alberto da Rocha Vieira

O espaço

A solução encontrada passou por embasar a escada num primeiro momento com madeira, relacionando-a com o pavimento, fazendo posteriormente uma relação altimétrica de nível entre o balcão da cozinha e um dos degraus da escada, que passaria a partir desse ponto até ao 1º piso a ser construída noutro material. Material este que deveria ser compatível com um balcão de cozinha.
Esta ideia de "coser” a escada com o balcão, tendo como princípio o de não haver juntas, só se conseguiria com um material que fosse moldável, recuperável e de fácil aplicação. Desta forma optou-se por instalar uma pedra acrílica da HI-MACS® by LG referência: S28 Alpine White.
Arq.º José Soares
A vertente quase lúdica das formas admitidas, os vários tipos de acabamento e a ausência de juntas, permitiram que esta proposta pudesse cumprir não só, quesitos funcionais, como realçar o elemento escada/balcão como peça una, compacta e moldada “in sito” a partir de um elemento continuo.
Arq.º José Soares

O perímetro

A vertente quase lúdica das formas admitidas, os vários tipos de acabamento e a ausência de juntas, permitiram que esta proposta pudesse cumprir não só, quesitos funcionais, como realçar o elemento escada/balcão como peça una, compacta e moldada "in sito” a partir de um elemento continuo. Um material que unisse visual e tectónicamente os vários ambientes e os vários elementos fixos, transformando o que poderia ser um conjunto desconexo de coisas avulsas num conjunto de coisas ligadas entre si, tanto pela forma como pelo material.

Marca usada

Fundado em Seul, na Coreia, em 1947, o Grupo LG cresceu e tornou-se líder no setor de produtos químicos, telecomunicações e serviços. A LG produz uma variedade de produtos indispensáveis à vida das pessoas e desenvolvidos com a maior preocupação com o meio ambiente.

A LG Hausys, empresa do Grupo LG, criou a HI-MACS®, material composto por 60% de bauxite (mineral natural) e 40 % de resinas acrílicas com pigmentos que, misturados por processo de cura térmica a 160ºC, resulta num painel sólido de pedra acrílica, não poroso, termomoldável e resistente ao fogo. 



Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi