Localização: Porto
Descubra o projeto Renaissance Porto Lapa Hotel, do prestigiado gabinete de arquitetura Visioarq, onde o design e a sustentabilidade foram dois dos princípios fundamentais. A utilização de madeira Accoya é um exemplo notável desse compromisso com a inovação e a responsabilidade ambiental.
O espaço
A arquitetura deste hotel é marcada pelo ritmo e diversidade, que são também encontrados na fachada a poente, onde um sistema de revestimento com elementos verticais de grande leveza e plasticidade, em madeira natural Accoya, faz a ligação para o grande parque verde que será de usufruto público. Este revestimento desenha igualmente texturas e composições diversas, de vazios geométricos, numa abordagem contemporânea assinada pela Visioarq, que foi distinguida com o International Design Awards (IDA) Silver, na categoria Building Of The Year / Hospitality.Os materiais
A forte componente da sustentabilidade esteve presente durante todas as fases, com a escolha de todos os materiais a exigir verificação de certificação ambiental. Esta preocupação resultou numa importante distinção com a certificação internacional LEED® Platina (Leadership in Energy and Environmental Design), que garante performances em termos de eficiência energética, poupança de água, qualidade do ar interior, gestão de resíduos e uso de materiais sustentáveis. O hotel é um dos oito hotéis do mundo com esta distinção e apenas o terceiro em toda a Península Ibérica. A escolha da madeira Accoya insere-se nas vertentes da sustentabilidade - madeira de origem sustentável, 100% reciclável e certificada - da manutenção e da durabilidade, muito alargada, cumprindo ainda exigentes requisitos estéticos e funcionais definidos para este projecto.
Marca utilizada
Accoya
A madeira Accoya, produzida pela Accsys na Holanda, é uma madeira sólida originária de florestas de rápido crescimento geridas de forma responsável, com toxicidade zero e que oferece uma estabilidade e durabilidade que excedem até mesmo as melhores madeiras duras tropicais.