Casa na Árvore

Ver marcas usadas neste projeto
O desafio: desenhar uma casa na árvore, numa planície de pinheiros e sobreiros. Após visita ao local, os arquitectos escolheram um pinheiro jovem e saudável, num planalto com vista sobre o oceano atlântico. Partiu-se do pressuposto que o pinheiro serviria como proteção sobre a casa e que este seria abraçado pelo projeto.
  • Localização
    Évora
  • Projeto
    Madeiguincho
  • Fotografia
    João Carranca
  • Ano
    2019

O espaço

Assim, tornou-se natural a escolha do material — desde a estrutura à cobertura, passando pelo seu interior — , pinho. O projeto beneficia uma vista sobre o horizonte durante o dia. Durante a noite, privilegia uma vista zenital, já que existem poucas outras fontes de luz para além das estrelas. Desta forma, a casa sugere vivências diferentes ao longo da passagem do dia e mudança de fonte de luz natural.
A materialidade crua do exterior relaciona-se com a casca das árvores, e expressão aspera. Por contraste e devido à escolha no seu acabamento, o mesmo material resultou num interior leve e macio. A criação de um ninho, está presente no gesto da elevação da casa, da madeira de aspecto manuseado no exterior, e na depuração do interior.
Arq.º Gonçalo Marrote
Fomos desafiados a desenhar uma casa na árvore, numa planície de pinheiros e sobreiros. Após visita ao local, escolheu-se um pinheiro jovem e saudável, num planalto com vista sobre o oceano atlântico. Partiu-se do pressuposto que o pinheiro serviria como proteção sobre a casa e que este seria abraçado pelo projeto. Assim, tornou-se natural a escolha do material — desde a estrutura à cobertura, passando pelo seu interior — , pinho.
Arq.º Gonçalo Marrote

Documentos para download

O perímetro

A simplicidade da vivência deste espaço, foi desde o início um requisito chave do cliente, com o objectivo de possibilitar um distanciar do modo de vida urbano. Desta forma, fez sentido permitir a evolução deste conceito para o exterior, por meio de uma varanda, próxima de copas de árvores e com uma vista sobre o mar, ao longe — espaço para respirar, ver e sentir a natureza.

A árvore, a organização do espaço e a entrada de luz zenital, ajudam a filtrar a luz nascente, privilegiando uma acordar longo e natural . Complementando, a varanda permite apreciar o gradual pôr do sol, desde a planície até ao mar. Um sistema de portadas garante um determinado nível de abrigo ao habitante, consoante a sua necessidade e preferência. A casa de banho deste abrigo, relembra o seu utilizador da sua relação com a natureza, desde todo circuito de água utilizada, passando pela garagem e vista para o pinhal exterior, sem pôr em causa o conforto .
"I think having land and not ruining it is the most beautiful art that anybody could ever want .” — Andy Warhol

Marcas usadas

Criada na Áustria, a Binderholz é líder de mercado na produção e transformação de madeira maciça e soluções inovadoras para construção, na Europa. Uma das principais características da marca é a sua preocupação ambiental, em especial no que diz respeito à gestão sustentável dos recursos.

Um dos seus produtos de referência, o cross laminated timber (CLT) ou tricapa é um painel constituído por camadas de madeira cruzada que se traduz numa melhor estabilidade, resistência e permite maiores dimensões. É produto que pode ser utilizado tanto em aplicações de interior como exterior (termotratado).

 



Ver todos produtos desta marca

A Lunawood é uma empresa pioneira e inovadora na modificação térmica da madeira e tornou-se líder de mercado de Thermowood. 

A madeira modificada Thermowood é obtida por tratamento térmico, com recurso à ação do calor e humidade sem adição de produtos químicos - 100% ecológica. O processo Thermowood respeita as propriedades naturais da madeira. O processo de produção patenteado baseia-se na modificação térmica gradual da madeira, em que as propriedades químicas e físicas da madeira sofrem alterações permanentes. 




Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi