Localização: Covelo, Porto
Conheça o projeto “Casa do Covelo” do gabinete de arquitetura Spaceworks de Henrique Marques e Rui Dinis. O elemento estrela deste projeto é uma escada em Valchromat verde, que começa no balcão na cozinha e termina num volume negro.
O espaço
Baseada na história das ilhas urbanas da cidade do Porto, a intervenção proposta divide-se pelos dois pisos da casa, interligados através de uma escada contemporânea que nos transporta do espaço público para o espaço privativo. A sala e a cozinha são um só espaço, pontuado por uma das janelas da casa e fortemente marcado pela presença da escada, que começa no balcão na cozinha e termina num volume negro, através do qual acedemos ao piso superior. Aqui, encontra-se o quarto que coabita com um wc camuflado num volume espelhado, que amplia o espaço e reflete a luz que entra pelas duas janelas. As paredes de pedra existentes são pintadas de branco aumentando a luminosidade no interior, às quais são justapostos elementos contemporâneos de cor contrastante, conferindo uma identidade única a esta pequena casa.
Os materiais
O gabinete de arquitetura Spaceworkers fez uma opção distintiva ao utilizar Valchromat Verde nesta moradia, conferindo-lhe uma personalidade singular. A tonalidade vibrante e a textura do material criaram uma atmosfera envolvente, proporcionando uma experiência visual e tátil cativante para os residentes da casa. Esta escolha demonstra uma abordagem arrojada e inovadora por parte do gabinete de arquitetura, revelando uma habilidade excecional em utilizar materiais de forma criativa para definir a identidade única de um projeto arquitetónico.
Marcas utilizadas
Valchromat
Produzido em Portugal desde 1998, o Valchromat destaca-se como uma inovação notável no mundo dos painéis de fibra de madeira, elevando-se acima do MDF convencional através de propriedades superiores, especialmente como MDF.HLS (Medium Density Fiberboard – Hydrophobic).