Localização: Esposende, Portugal
A casa originalmente desenhada pelo arquiteto Viana de Lima, faz parte de um conjunto de 8 pequenas casas geminadas com caracter de veraneio que apesar de fortemente desvirtuadas face ao desenho inicial apresentam ainda alguns traços do modernismo original. O desafio consistiu em desenhar uma casa de praia, informal, flexível, que estabelecesse uma forte relação com o sítio e ao mesmo tempo respeitasse a preexistência.
O espaço
Pelo caracter de segunda habitação que se pretendia para a casa, o programa foi desenvolvido com enfoque nas áreas sociais, assim, todo o piso terreno desenhou-se por forma que todos os espaços comunicassem entre si, cozinha, sala de estar/jantar, wc e quarto de visitas, evitado corredores ou antecâmaras. O primeiro piso alberga apenas a suite principal, a qual através de um grande vão horizontal comunica visualmente com o mar. No rés-do-chão solução de ampliação passou pela ocupação total do terreno a tardoz e a criação de dois pátios que resgatam a luz para o interior dos novos espaços. No primeiro piso, a necessidade de ampliação levou à reinterpretação da solução mid-century da cobertura asa de borboleta, ampliando parcialmente o piso para nascente.Os materiais
O gabinete PFArchStudio, após cuidadosa consideração, optou por integrar a madeira Lunawood no projeto, especialmente para o revestimento da fachada. Essa escolha foi motivada não apenas pela estética única e pela durabilidade desta madeira, mas também pela sua capacidade de complementar e respeitar a paisagem envolvente, resultando numa integração harmoniosa e visualmente apelativa da construção com o ambiente circundante.
Marca utilizada
Lunawood
Fabricada na Finlândia a partir de florestas nórdicas certificadas e renováveis, a madeira modificada Lunawood é obtida através de um tratamento térmico patenteado que utiliza apenas métodos naturais, com recurso à ação do calor e humidade.