Casa Árvore para crianças

Ver marca usada neste projeto
Recordando a sua infância, entre a natureza, árvores e amigos, esta casa-na-árvore foi desenhada para um avô que a quis oferecer aos seus netos. Um espaço simples, familiar e fácil de habitar, que contraria as tendências tecnológicas a que as crianças estão cada vez mais habituadas.
  • Localização
    Cascais
  • Projeto
    Madeiguincho
  • Fotografia
    João Carranca
  • Ano
    2019

O espaço

Este abrigo teve como conceito incluir três árvores no projecto. Um Cedro que o atravessa e duas Tipuanas  que ajudam a delimitar a plataforma. A plataforma de sustentação fica apoiada nos troncos das 3 árvores, e recebe a casa construída em painéis CLT e telhado em telhas de Cedro.
Madeiguincho
Um espaço simples, familiar e fácil de habitar, que contraria as tendências tecnológicas a que as crianças estão cada vez mais habituadas.
Madeiguincho

Documentos para download

O perímetro

Todo o exterior da casa foi queimado para melhor preservar a madeira. Posteriormente, banhado em óleo de linhaça, permitindo ganhar uma textura fria e de carácter crú. Este, contrasta com um interior mais limpo e quente, com uma textura de madeira natural, levemente tratada com um óleo mate. As entradas de luz privilegiam a orientação Este-Oeste,  tirando um melhor proveito do nascer e pôr-do-sol.

Marca usada

Criada na Áustria, a Binderholz é líder de mercado na produção e transformação de madeira maciça e soluções inovadoras para construção, na Europa. Uma das principais características da marca é a sua preocupação ambiental, em especial no que diz respeito à gestão sustentável dos recursos.

Um dos seus produtos de referência, o cross laminated timber (CLT) ou tricapa é um painel constituído por camadas de madeira cruzada que se traduz numa melhor estabilidade, resistência e permite maiores dimensões. É produto que pode ser utilizado tanto em aplicações de interior como exterior (termotratado).

 



Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi