Bar Sétimo

Ver marcas usadas neste projeto
Onde
Este Apoio de Praia Completo está localizado na Praia da Barra em Ílhavo, Aveiro. Implanta-se no polígono previsto pelo Programa da Orla Costeira Ovar - Marinha Grande para esta Praia Urbana.

Porquê
O Programa da Orla Costeira aprovado em 2017 impunha a relocalização deste equipamento para nascente do passadiço que liga as praias desta zona com a consequente demolição do preexistente.
  • Localização
    Ílhavo, Aveiro
  • Projeto
    Lousinha Arquitectos
  • Carpintaria
    Carpintaria Ferrão
  • Fotografia
    Tiago Casanova
  • Ano
    2021

O espaço

A forma
Formalmente o edifício afirmar-se pelo seu desenho anelar que protege os seus utilizadores dos ventos predominantes a norte na esplanada aberta a sul, ao mesmo tempo que mitiga o seu impacto fazendo coincidir o interior vazio do anel com um dos pontos mais altos da duna. A planta circular está associada desde há séculos à ideia de unidade e harmonia, ou ainda eternidade, promovendo a continuidade espacial.
É nossa opinião de que esta opção suaviza a relação do equipamento com a paisagem construída, fomentando um diálogo muito mais tranquilo que o das soluções mais
conservadoras que tradicionalmente adoptam as estruturas de planta rectangular ou em "L”. No essencial, da relação entre natural e artificial surge a oportunidade de construir uma nova paisagem onde ambos - natural e artificial - contribuem para o sucesso do desenho proposto.

A tectónica
Remetendo para a imagem tão característica nesta zona dos antigos palheiros em madeira, e recorrendo à técnica das palafitas, a solução construtiva ligeira e amovível, assenta em estacas de madeira tem como base de suporte uma estrutura sobrelevada reticular integralmente realizada com vigas e pilares em madeira lamelada.
Quer a compartimentação interior quer os revestimentos exteriores são igualmente de construção de junta seca, sem o emprego de argamassas, recorrendo à madeira termo modificada e ao vidro para a envolvente exterior. A cobertura, com uma inclinação de 5º, será executada em painel sanduíche de madeira e impermeabilizada com tela de PVC rematada com rufos de zinco no perímetro exterior e perfil de PVC no perímetro oposto.
As zonas envidraçadas voltadas para o perímetro exterior do anel foram desenhadas com três folhas, das quais duas fixas e outra móvel de abertura em guilhotina para facilitar a ventilação natural do espaço. Esta preocupação de ventilação e iluminação natural presente no espaço de atendimento ao público é extensível a todos os compartimentos construídos: cozinha, balneários de funcionários, armazém de apoio à praia, instalações sanitárias e posto de socorros, aqui com o recurso à iluminação zenital.
A área de esplanada está protegida com um "trança” de madeira em forma de espinha de peixe e que se prolonga para o tecto do interior. Para marcar a "porta”, uma plataforma no lado nascente do passadiço assinalam a entrada e convida quem passa.
Para ser possível implantar a uma cota acessível a partir dos percursos existentes, foi necessário uma intervenção no sistema dunar. Desta operação resultou a transladação de areias para poente possibilitando o reforço da duna primária. Consideramos que o alargamento da duna primária, em detrimento da sua altura, cria uma base mais estável para resistir melhor aos efeitos quer da erosão quer do galgamento, permitindo uma maior robustez dunar ao mesmo tempo que minimiza o impacto visual na vivência e fruição da orla costeira.

Arq.º Paulo Lousinha
É nossa opinião de que esta opção suaviza a relação do equipamento com a paisagem construída, fomentando um diálogo muito mais tranquilo que o das soluções mais conservadoras que tradicionalmente adoptam as estruturas de planta rectangular ou em “L”.
Arq.º Paulo Lousinha

Documentos para download

O perímetro

A função
A função primordial destas unidades de Apoio de Praia é garantir o suporte para emergências, posto de socorros, armazém de apoio à praia, vestiários/balneários e
instalações sanitárias de acesso ao público, bem como funções de estabelecimento de restauração e bebidas.
Sobre a articulação funcional, as zonas de apoio desenvolvem-se a nascente permitindo um acesso mais discreto sem interferir com a vivência da praia e do seu percurso em passadiço a poente. Houve a preocupação autonomizar este acesso de serviço garantindo que o público pode alcançar as instalações sanitárias públicas sem ter de entrar no espaço de exploração comercial ou atravessar a esplanada. O posto de socorros e o armazém de apoio à praia usufruem igualmente desta autonomia.

Marcas usadas

A Accoya é uma marca de madeira sólida originária de florestas de rápido crescimento geridas de forma responsável, com toxicidade zero e que oferece uma estabilidade e durabilidade dimensionais que excedem até mesmo as melhores madeiras duras tropicais. É uma madeira de alta tecnologia, que é líder mundial.

A madeira Accoya é sujeita a um tratamento de acetilação que modifica as propriedades da madeira. Esta modificação da madeira confere-lhe, para além da estabilidade dimensional, uma maior durabilidade. Para além destas vantagens a madeira Accoya também tem certificação florestal.

Testada e comprovada
A madeira Accoya foi testada ao longo de períodos prolongados em todo o tipo de condições atmosféricas – acima do solo, sob o solo e até mesmo imersa em água – e demonstrou suportar ambientes exteriores mais inóspitos.



A excecional durabilidade e estabilidade dimensional significa que esta madeira requer menos manutenção, porque as tintas e óleos ficam onde devem ficar: sobre a madeira. 
De facto, os resultados de testes realizados com a madeira Accoya e madeira não modificada provam constantemente que os revestimentos duram até 3 vezes mais na madeira Accoya.


Ver todos produtos desta marca

A Lunawood é uma empresa pioneira e inovadora na modificação térmica da madeira e tornou-se líder de mercado de Thermowood. 

A madeira modificada Thermowood é obtida por tratamento térmico, com recurso à ação do calor e humidade sem adição de produtos químicos - 100% ecológica. O processo  respeita as propriedades naturais da madeira e baseia-se na modificação térmica gradual, em que as propriedades químicas e físicas da madeira sofrem alterações permanentes. 




Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi