Localização: Guimarães
Projeto: REM'A Arquitetura
Fotografia: Ivo Tavares Studio
Ano: 2020
  
O atelier de arquitetura REM’A situa-se numa das ruas mais antigas de Guimarães, em que as edificações ocupavam o limite de parcelas irregulares. Por essa razão, as paredes que definem o espaço afunilam para a frente do edifício. A ideia passou por explorar a acentuação perspética do espaço, como se tratasse de um esquiço, monocromático, humanizado pela matéria exposta e equipamento necessário à profissão.

O espaço

O espaço, uma antiga mercearia, desenvolve-se no sentido longitudinal, com um tampo suspenso que num primeiro momento define a zona de reuniões, e de forma sequencial os postos de trabalho. Todos os elementos existentes, tampo de trabalho, iluminação e prateleiras de amostra de produtos e matérias, pretendem reforçar esta ideia de acentuação de perspectiva. As infraestruturas técnicas são ocultadas por uma calha inferior ao tampo, bem como os equipamentos que se concentram numa coluna na antecâmara que faz a distribuição para I.S., sala de maquetas e impressoras e copa. Esta antecâmara assume um contraste cromático para garantir a pureza espacial da zona de trabalho, um prisma oblíquo.

Os materiais

Neste projeto destacamos a utilização das marcas Polyrey e Valchromat, adicionando um toque de qualidade e inovação ao espaço. A Polyrey, reconhecida pelos seus termolaminados decorativos de alta qualidade, oferece uma vasta gama de opções de design para revestimento de interiores, garantindo durabilidade e estética. Por sua vez, o Valchromat, um painel de fibras coloridas, proporciona uma solução versátil e contemporânea para elementos de mobiliário e revestimentos, acrescentando um visual distinto e sofisticado. Juntas, estas marcas contribuem para a criação de um ambiente único neste projeto.

Marcas utilizadas