"O que é que a Banema tem?"

"O que é que a Banema tem?"
Publicação sobre a Banema na Time Out.
11 Jul 2018
Publicação sobre a Banema na Time Out.

"O que é que a Banema tem?
Tem muita coisa. Reabriu e dividiu-se em dois: Banema Studio e Banema Lab. Fomos conhecer o espaço e o novo conceito

Perto do quarteirão das artes fica a Banema, uma empresa de madeiras com sede em Paredes que nasceu em 1964. Com mais de meio século de vida, só apareceu no Porto em 2016, porque "as pessoas não 
se deslocavam ao showroom em Paredes”, conta Dulce Neves, responsável pelo espaço. O antigo edifício da Padaria Independente, que em tempos foi também uma extensão da Galeria Fernando Santos, foi o local escolhido para a reabertura deste espaço multifacetado.

Em Maio actualizaram o conceito e, um mês mais tarde, reabriram com dois espaços distintos – a Banema Studio e a Banema Lab – e ainda com uma programação cultural cuja curadoria ficou a cargo de O Apartamento Creative Hub.

Workshops e apresentações de livros são alguns dos eventos que vão estar na agenda. A primeira oficina, por exemplo, acontece hoje. Vai poder aprender a fazer velas com os representantes da marca Earl of East London (60€), cujos produtos estão à venda na loja.

Mas vamos por partes. Logo à entrada, cheia de luz natural, fica a Banema Studio, uma concept-store com "marcas novas, muitas delas que não existem em Portugal”, realça Dulce. Aqui vai encontrar produtos de designers, artistas e artesãos de diferentes origens.

As fragrâncias para a casa da Apotheke e da Culti, as ilustrações da Berriblue, as cerâmicas de Christian Haas e da Circulo Ceramics, os candeeiros da Davide Groppi, o mobiliário da Magis e da Vintage Department ou as publicações da Gestalten são só alguns exemplos. Pelas paredes, há ainda vários quadros de Fernando Santos que também podem ser levados para casa.

Depois das compras, descanse. Uma zona com sofás, "onde há livros e as pessoas podem sentar-se a tomar um café ou um chá”, é outra das novidades.

No andar superior fica o Banema Lab, um showroom e laboratório dedicado às madeiras. E uma vez que a Banema está muito focada 
na arquitectura e no design de interiores, 
este piso é, por isso, dedicado a arquitectos, decoradores, estudantes e outros profissionais da área. E está também preparado para receber formações, seminários, conferências e "sessões técnicas” com as marcas.

A ideia é que venha "cá sempre um representante fazer a apresentação ou falar da nova colecção”, explica Dulce. Joaquim Neves, CEO da empresa, acrescenta que o objectivo é que este seja um laboratório de materiais "para ajudar as pessoas a fazerem as suas escolhas. Os arquitectos podem trabalhar aqui e ter alguém a aconselhá-los”.

Saiba mais aqui.


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi