Localização: Penafiel, Portugal
Projeto: Balthazar Aroso Arquitetos
Carpintaria: Carpintaria Parente
Fotografia: Tiago Casanova
Ano: 2018
 
Tendo como destino o acolhimento e constituição familiar, e considerando o local onde se insere, foi intenção do projeto a criação não só de um edifício que cumprisse o objetivo habitacional, mas a criação de todo um ambiente que integrasse a ação e vivência humana e o pleno convívio com a natureza, aproveitando não só os recursos paisagísticos como uma exposição solar que quando combinados, tornam o local tão privilegiado.

O espaço

O acesso à habitação é feito a partir do limite norte do terreno. Em termos de distribuição programática e funcional, foram três os princípios orientadores da proposta. O primeiro desses princípios foi a orientação solar, que condicionou a localização das áreas de serviço a Norte para permitir uma melhor exposição dos compartimentos habitáveis voltando-os para Sul. A Sul localiza-se também a paisagem visual que se pretendeu privilegiar, sendo essa a segunda condição orientadora da organização dos espaços e da localização dos vãos. O terceiro princípio organizador da proposta foi a separação das áreas íntimas da área social.

Os materiais

O edifício organiza-se em dois volumes que se diferenciam pela inclinação e altimetria da cobertura, conectados entre si, cujo volume mais baixo, voltado para Norte, é desmaterializado para permitir o abrigo automóvel e o abrigo de entrada na habitação. Os materiais selecionados para a fachada, revestimentos de parede e tetos foram a madeira Lunawood, reconhecida pela sua durabilidade e apelo estético. Quanto às caixilharias, optou-se pela utilização de Accoya, uma madeira modificada com uma durabilidade incomparável.

Marcas utilizadas