Localização: Saint Denis, França
O projeto de renovação dos escritórios Le Jade, idealizado por Valérie Terzulli do gabinete de arquitetura CALQ, teve como objetivo revitalizar a estrutura existente, proporcionando uma atmosfera de metamorfose que se faz notar tanto no interior como no exterior do edifício.
O espaço
Um amplo volume estratificado preenche o átrio, proporcionando um espaço social que aproveita a luz natural do pátio de forma eficiente. Na parte inferior, foi construído um auditório com capacidade para 130 lugares, concebido de raiz para atender às necessidades específicas do projeto. Os jardins foram completamente redesenhados, criando acessos e áreas verdes, enquanto as árvores já existentes foram preservadas de forma a manter a integridade ambiental do local. Além disso, foi integrado um galpão para bicicletas no rés-do-chão, para promover a mobilidade sustentável e incentivar o uso de meios de transporte amigos o ambiente.Os materiais
É neste espaço exterior que surge uma volumetria em Accoya, para servir de apoio exterior às instalações. Com uma componente orgânica significativa, esta estrutura é delineada pelas zonas verdes que abraçam o edifício até ao seu interior. A escolha da madeira Accoya não só garante durabilidade e resistência às condições externas, mas também adiciona um toque de naturalidade e elegância ao espaço. Esta integração cuidadosa entre a estrutura em Accoya e o ambiente circundante cria uma sensação de continuidade e harmonia, proporcionando um ambiente acolhedor e convidativo para os utilizadores do espaço.
Marca utilizada
Accoya
A madeira Accoya, produzida pela Accsys na Holanda, é uma madeira sólida originária de florestas de rápido crescimento geridas de forma responsável, com toxicidade zero e que oferece uma estabilidade e durabilidade que excedem até mesmo as melhores madeiras duras tropicais.