Localização: Cascais
O Edifício Náutico assume-se como uma nova figura à entrada de Cascais, estabelecendo uma relação harmoniosa com a vila e revitalizando a herança deste quarteirão e dos seus arredores, ao mesmo tempo que valoriza a qualidade do espaço público. É necessário perceber este espaço como acréscimo da vivência urbana e não como um resíduo marginalizado ao longo dos anos.
O espaço
O Edifício Náutico desenha um pátio interior entre as lojas, que permite criar o acesso às frações de habitação. Neste espaço, foram cuidadosamente desenhados canteiros que ponteiam as entradas para as habitações, proporcionando um efeito introspetivo e convidativo aos moradores. Esta disposição contribui para uma sensação de tranquilidade e conexão com a natureza dentro do ambiente urbano.O perímetro
Um precursor de espaço público, situando-se em linha com o mar, pelo que deverá fazer jus à sua localização. A sua personalidade está muito ligada à sua localização junto ao mar, transformando a linguagem náutica numa linguagem arquitetónica, que se reflete nas formas, materiais e cores. Para este projeto o material de eleição para o deck foi a madeira Accoya comercializada pela Banema, conhecida pela sua durabilidade e estabilidade dimensional incomparáveis.
Marca utilizada
Accoya
A madeira Accoya, produzida pela Accsys na Holanda, é uma madeira sólida originária de florestas de rápido crescimento geridas de forma responsável, com toxicidade zero e que oferece uma estabilidade e durabilidade que excedem até mesmo as melhores madeiras duras tropicais.