Projeto: Madeiguincho
Fotografia: João Carranca
Ano: 2019
Recordando a sua infância, entre a natureza, árvores e amigos, esta casa na árvore foi desenhada para um avô que a quis oferecer aos seus netos. Um espaço simples, familiar e fácil de habitar, que contraria as tendências tecnológicas a que as crianças estão cada vez mais habituadas.

O espaço

Este abrigo foi concebido com a ideia central de integrar três árvores no seu projeto. Um cedro, que atravessa parte da estrutura, e duas tipuanas, estrategicamente posicionadas para auxiliar na delimitação da plataforma. A plataforma de sustentação é cuidadosamente apoiada nos troncos das três árvores, proporcionando uma base sólida para a casa que é construída com painéis CLT e cobertura em telhas de Cedro. Esta abordagem não apenas respeita e valoriza o ambiente natural, mas também cria uma conexão única entre a construção e a paisagem ao seu redor.

Os materiais

Todo o exterior da casa foi queimado para melhor preservar a madeira. Posteriormente, foi aplicado óleo de linhaça, o que permitiu ganhar uma textura fria e de carácter cru. Este efeito contrasta com um interior mais limpo e acolhedor, onde a madeira da Binderholz foi delicadamente tratada com um óleo mate. As entradas de luz privilegiam a orientação Este-Oeste, tirando um melhor proveito do nascer e pôr-do-sol. Esta abordagem não apenas realça a beleza da arquitetura, mas também cria uma atmosfera acolhedora e conectada com a natureza.

Marca utilizada