Localização: Viseu
Projeto: Qiarq. Arquitetura + Design
Fotografia: Joana Pereira
Ano: 2016
 
Uma casa de família para a família, no seu mais intenso significado. Livre para as crianças correrem, livre para uma circulação e vivência do espaço com privacidade. Livre para que haja lugar para o lar acontecer.

O espaço

Uma casa térrea de espaços comunicantes entre si e com o exterior. Uma sala de características mutáveis, capaz de receber todos nas festas de família, capaz de reservar um lugar para as brincadeiras, para a música ou ainda transformar-se num espaço mais recolhido para o trabalho. Porque uma casa de família é assim mesmo, cresce, muda e evolui connosco. A volumetria em L, proporciona a criação de uma fachada para a via pública por onde se fazem os acessos à casa e o "interior” do L, voltado a sul, permite criar um espaço de estar exterior mais intimista, estabelecendo uma relação direta com o interior, tornando a relação interior/exterior mais estreita ao mesmo tempo que privada e resguardada.

O perímetro

Uma casa onde a estrutura de betão aparente assume um papel principal na sua identidade e onde a natureza é parte integrante, não só através do pátio como da utilização das madeiras. As portas, portadas e portões exteriores em ripado Lunawood, proporcionam não só jogos de luz e sombra no interior da habitação, como exercem também um papel de controle da ventilação natural. Além disso, enriquecem as fachadas brancas limpas com a sua textura e cor orgânicas, sem medo de assumir o seu envelhecimento natural. A mistura minimalista dos materiais estruturais e industriais com a luz das grandes janelas e o conforto da madeira e do mobiliário interior atribuem a esta casa características intemporais.

Marca utilizada