Localização: Santos, Lisboa
Projeto: DC.AD - Duarte Caldas e Catarina Mascarenhas
Fotografia: Francisco Nogueira
Ano: 2021
 
O projeto VAGO envolve a criação de um bar com uma área de 114m2, através da renovação de um espaço no rés-do-chão no bairro de Santos, em Lisboa. O edifício está adjacente ao Palácio Almada-Carvalhais, um Monumento Nacional classificado que remonta ao século XVI, e pode ter sido originalmente uma área de serviço para o próprio palácio.

O espaço

A construção, típica da sua época, alberga um grande espaço interior, com um teto abobadado em tijolo suportado por sólidas paredes de pedra que percorrem toda a extensão do espaço. O projeto visa reabilitar as suas características originais, com extensos trabalhos de restauração realizados para estabilizar e solidificar as superfícies de gesso e alvenaria. Inspirado nos "bares de escuta" japoneses, o conceito por trás do espaço é criar um ecossistema cultural que celebra a música e proporciona um ambiente acolhedor e eclético para apreciar um álbum ou desfrutar de um concerto íntimo.

Os materiais

Uma estrutura contínua revestida a Cleaf percorre todo o perímetro das paredes, incorporando o sistema de som e prateleiras de exposição de bebidas, enquanto oculta infraestrutura e espaços de armazenamento. Esta estrutura é apenas interrompida pelas aberturas na parede traseira, que proporcionam espaço para a cabine do DJ, bar e instalações sanitárias. A madeira escura Cleaf, a iluminação suave, os blocos de vidro e o equipamento de som vintage criam uma atmosfera analógica reminiscente dos anos 60 e 70, combinando-a com um design moderno e único.

"Os diferentes níveis das várias plataformas criadas, trazem novas dinâmicas, não só em relação ao exterior, mas na percepção do espaço interior a partir dos seus diferentes patamares."

DC.AD

Marcas utilizadas